sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Separação dos pais

Sei que é um assunto que de tanto ser repetido chega a ficar chato e sei também que quem passa por isso não quer nem ouvir falar sobre o assunto, até porque "filho de pais separados" passa a ser um sobrenome.
Mas eu preciso falar sobre isso. preciso compartilhar minha experiência. rs
Tem tanta gente que passa tranquilamente pelo processo de separação dos pais... Bem, eu fico feliz por essas pessoas, mas, ver seus pais se separando, acompanhar as brigas, ver a mudança de tudo é, com certeza, muito complicado e triste.
Quando meus pais se separaram eu tinha mais ou menos 14 anos, mas as brigas já vinham antes disso. Agora estou com 17 anos, mas essa vontade de falar sobre o assunto surgiu porque um menino para quem dou aula está passando pelo mesmo e eu vejo a mãe dele banalizando o assunto. Não é ago banal! Só quem passa sabe.
É complicado em primeiro lugar porque nossos pais passam a ter menos paciência do que tinham antes, afinal, estão passando por um momento confuso de suas vidas, além disso, a nossa cabeça fica uma grande confusão com as brigas, a gente não sabe se escolhe um lado, fica dos dois, ou se joga da ponte Rio-NIterói (eu to brincando, não façam isso).
O que acontece é que no fim das contas são os filhos que mais sofrem com essa história toda, mas se existe um conselho que eu posso dar a vocês é: Fujam de confusão! Esse é o conselho mais dificil de se seguir, mas é preciso. Finjam que o assunto não é com vocês e saiam correndo quando seus pais ameaçarem começar uma discussão.
Vão ver uma TV, jogar video-game, chorar sozinho no quarto, ligar pra um amigo, sair pra beijar na boca, enfim... Mas nada de descer as notas ou pintar o cabelo de roxo só pra chamar a atenção, acreditem, será mais prejudicial pra vocês do que pros pais de vocês e, por mais que seja algo extremamente complicado, a separação deles não é motivo pra vocês pirarem o cabeçote.
E tem mais. Querem conversar sobre o assunto com sua mãe? Façam isso longe do seu pai e vice-versa. Um sempre irá contar uma versão diferente da história, por isso faça o questionamento separadamente, se você fizer junto a sua casa vai parecer Casos de Familia ou Programa do Ratinho.
E, de mais a mais, ser filho de pais separados (já to eu usando isso com título FILHO DE PAIS SEPARADOS) tem lá suas vantagens. Quando você pede grana pro teu pai ele não sabe se sua mãe já te deu, você pode passar o Natal em mais de uma casa, ter opções diferentes do que fazer no seu aniversário e, o que eu considero a maior vantagem de todas, se tornar uma pessoa mais madura.
A separação dos meus pais me fez uma pessoa bem mais madura, me ajudou a ver que muitas vezes as coisas são menos complicadas do que parecem, me fez menos egoista e me ensinou a suportar melhor a tristeza.
Para fechar, eu só gostaria de fazer um pedido: NÃO DESACREDITEM NO AMOR! Eu quase cometi esse erro quando meus pais se separaram. Como meu pai traiu minha mãe, comecei a generalizar todos os homens como um bando de galinhas, idiotas e traidores, mas não é bem assim. Por mais que seja dificil de encontrar e até de acreditar que existe, a pessoa certa está sempre a nossa espera, eu pelo menos encontrei minha cara metade, e hoje eu acredito no amor mais do que nunca.
vale a pena lembrar que você não está sozinho e que separações são muito tristes, mas as lembranças boas jamais serão apagadas e se essas lembranças não existirem, sempre há tempo para construir novas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário